Oligopólio
Curso de Administração
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
Rio de Janeiro
2013
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade Geral do Curso de Administração da UNICARIOCA como requisito para aprovação na mesma
Orientador: Prof. Isaac de Carvalho Caires
Rio de Janeiro
2013
1. Introdução
Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
A Característica básica do Oligopólio é a presença de poucas firmas que compõem uma Indústria específica, que apresentam uma interdependência de ações, no sentido de que a sobrevivência de uma firma está condicionada às suas reações aos movimentos das demais e à sua capacidade de prever tais procedimentos das rivais. A definição da Indústria no Oligopólio abrange um conjunto de firmas que produzem produtos substitutos perfeitos entre si ( Oligopólio puro ) ou substitutos próximos ( Oligopólio diferenciado ). A conceituação do setor como um todo torna-se difícil desde que as empresas estabelecem preços diferenciados para seus produtos, e a substituição de produtos depende de fatores como hábito, preferências e capacidade de gastos dos consumidores.
A tomada de decisões dentro de um mercado Oligopolista está sujeita a fatores diversos das outras formas de organização de mercado, adotando hipóteses de trabalhos diferenciadas e de difícil generalização. Os modelos formulados conduzem em geral a resultados diversos, e dessa forma, a teoria do Oligopólio é formada por uma série de modelos e não um único generalizador.
As causas típicas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de eficiência e características da procura. Em tais