autismo
Ana Flavia Barbosa
Jose Allan
Jussara A. Santos
Nathalia Maria Ribeiro
Thiago Maia
Leonardo C. Guimaraes
Pontificia Universidade Catolica
Goiania, 2013
Os Diferentes Graus de Autismo e os Tratamentos Psicoterapeuticos Existentes
Ana Flavia Barbosa
Jose Allan
Jussara A. Santos
Nathalia Maria Ribeiro
Thiago Maia
Pontificia Universidade Catolica
Projeto de pesquisa apresentado a disciplina de Metodos de Pesquisa em Psicologia I, como requisito parcial para aprovação no curso de Psicologia na Pontificia Universidade Catolica de Goias, sob orientação do Prof. Ms. Leonardo C. Guimaraes
Goiania, 2013
Introducao
Tema
O assunto do presente projeto de pesquisa e Crianças Autistas.
Formulação do Problema
Neste projeto investigaremos o tema “crianças autistas”, limitado aos diferentes graus de autismo e os tratamentos psicoterapêuticos existentes.
Objetivo Geral
O presente projeto busca conhecer as diferentes causas e diferentes graus de autismo (leve, moderado e grave), entender as dificuldades enfrentadas pela criança autista, familiares e profissionais da área de educação e os tratamentos psicoterapêuticos existentes que contribuem para aumentar a qualidade de vida destes.
Justificativa
Segundo o Jornal Folha de São Paulo, “o autismo vem se tornando um dos mais graves problemas de saúde publica no Brasil. Estima-se que uma em cada cem crianças apresenta o transtorno.”
O autismo infantil apresenta grandes dificuldades no diagnóstico, uma vez que engloba, dentro dos conceitos atuais, várias doenças com diferentes quadros clínicos que têm como fator comum o sintoma autístico. No âmbito científico, o autismo é um conceito que assume sentidos diversos, por vezes contraditórios entre si, em função da abordagem teórica destinada a compreendê-lo. Os autores da vertente