Oligopólio
Uma indústria com alguns poucos vendedores é conhecida como oligopólio. E uma firma em uma indústria dessa é conhecida como oligopolista.
Muitos bens e serviços são fornecidos por apenas alguns poucos vendedores competindo entre si, o que significa que as indústrias em questão são oligopólios.
Alguns exemplos de oligopólios:
- Uma pequena cidade tem apenas duas mercearias.
- Em anos recentes, os serviços de ponte aérea entre Nova York e Boston, e entre Nova York e Washington têm sido oferecidos apenas pela Delta e a US Airways
- A maior parte dos refrigerantes é vendido pela Coca-Cola ou pela Pepsi.
Um oligopólio não é necessariamente composto de firmas grandes, o que importa é o número de competidores.
Uma indústria que tem apenas duas firmas produtoras é chamada de duopólio.
Como exemplo, vamos usar ADM e Ajinomoto, que são dois produtores de lisina.
Com apenas duas firmas na indústria, elas perceberiam que ao produzir mais, pressionaram para baixo o preço de mercado. Logo, os lucros seriam mais altos se limitassem sua produção. Uma das possibilidades é que elas entrem em uma colusão. Isto é, vão cooperar para aumentar o lucro uma da outra. De acordo com a tabela anterior, a fim de maximizar o lucro combinado das duas firmas, a quantidade de produto deveria ser fixada em 60 milhões de libras de lisinas.
E a solução equitativa seria que cada firma produzisse 30 milhões de libras.
- Se a Ajinomoto honrasse o acordo e produzisse apenas 30 milhões de libras mas a ADM produzisse 40 milhões de libras, a nova quantidade total seria de 70 milhões de libras, com isso, de acordo com a tabela, o preço da lisina cairia para 5 libras e a receita total da indústria cairia para 350 milhões.
A receita da ADM aumentaria de 180 milhões para 200 milhões, enquanto a receita da Ajinomoto cairia para 150 milhões.
- Se a Ajinomoto resolvesse aumentar também sua produção para 40 milhões.
A nova quantidade total seria de 80 milhões de libras,