oligopólio
CAMPUS – TORRES
MICROECONOMIA
WILMAR HUMBERTO CALDAS SOARES
OLIGOPÓLIO
Definição e Conceitos
CHARLES MARTINS, CRISTIAN FERREIRA, FELIPE NASR, FRANCIELE JUSTO, GUSTAVO POMPEU, RODRIGO BAUER, WILLIANS PINHO
Características Oligopólio
Oligopólio corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.
No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogéneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço.
As causas típicas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de eficiência e características da procura. Em tais mercados existe ainda alguma concorrência, mas as quantidades produzidas são menores e os preços maiores do que nos mercados concorrenciais, ainda que relativamente ao monopólio as quantidades sejam superiores e os preços menores.
Em economia, a idéia da concorrência tem um uso muito amplo. Competição é como o alicerce para várias economias de livre mercado e as economias capitalistas, mesmo para essa matéria. Diferentes estruturas de mercado são o resultado de diferentes níveis de concorrência prevalecente no mercado particular. Concorrência perfeita, concorrência monopolística, monopólio e oligopólio são as diferentes estruturas de mercado formados na base da concorrência. Cada desta estrutura de mercado tem características peculiares, que ajudam a decidir economistas conveniência destes mercados, dependendo da sociedade.
Formas de Atuação das Empresas Oligopolistas
No oligopólio podemos encontrar duas formas de atuação das empresas:
Comportamento não cooperativo: concorrem entre si, via guerra de preços