Olho Humano
O olho humano é o órgão responsável pela visão no ser humano. O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção. A camada média ou vascular é formada pela íris, a coróide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa.
Existe ainda o humor aquoso que é um líquido incolor e que existe entre a córnea e o cristalino. O humor vítreo é uma substância gelatinosa que preenche todo o espaço interno do globo ocular entre a córnea e a retina. Tudo isso funciona para manter a forma esférica do olho.
Entre as partes mais importantes do olho humano estão a íris, a córnea, o cristalino, a retina, a conjuntiva, a mácula e o nervo óptico.
Córnea
Tem a função de focalizar a luz que é dimensionada para o olho.
Cristalino
Sua principal função é prover fino-ajuste para o foco e a leitura. O cristalino realiza esta função alterando sua própria forma, conforme necessidade.
Pupila
Uma importante função da pupila é controlar a quantidade de luz que vai para o olho.
Íris
função da Íris é controlar o tamanho da pupila, por meio da contratação e da expansão de seus músculos.
Corpo Vítreo
Sua finalidade é fornecer uma forma esférica para o olho. Nervo Ótico
O Nervo Ótico transmite as imagens da retina até o cérebro. Retina
A Retina consiste em um fino tecido nervoso, que reveste a parede interna do olho e atua como um filme dentro de uma câmera. Sua função é transmitir imagens para o cérebro. Esclera
Esta é a parte branca que nós conseguimos enxergar nos olhos das pessoas. O objetivo dela é prover força e proteção aos olhos.