Olhe e veja al m do preconceito
É um convite a reflexão inteligente sobre a forma de se ver e viver a diversidade. É um convite ao exercício diário do respeito às diferenças e a convivência solidária.
Discriminação Significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência fundamentada em pensamentos preconceituosos relacionados a cor, raça, orientação sexual ou identidade de gênero, capaz de comprometer o reconhecimento ou exercício dos direitos humanos e liberdades fundamentais. Preconceito e discriminação podem gerar danos emocionais, físicos ou mentais e prejudicar o pleno exercício de sua cidadania. Embora muitas vezes essas duas palavras sejam usadas como sinônimo, o preconceito está mais no campo da opinião, enquanto a discriminação implica em atos (ação ou comportamento) concretos.
Já a homofobia é o medo, a aversão ou o ódio irracional direcionado contra a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. É a causa principal da discriminação e violência física, moral ou simbólica contra a população LGBT.
Todos os cidadãos são iguais perante a lei. A discriminação homofóbica pode ser punida por meio de advertência, multa, ou, em caso de estabelecimento comercial, suspensão ou cassação de licença de funcionamento. Denunciar a discriminação homofóbica é ato de cidadania e contribui para consolidar uma sociedade verdadeiramente democrática e plural.
Generalizar é uma forma discriminatória de comparar, uma certa porcentagem da sociedade, em grupos de ações isoladas. Não se pode dizer que é confiável ter quem quer que seja em um banheiro público, haja visto que é público e essa palavra significa Que se refere ao povo em geral . Porém, nota-se que a presença de uma pessoa feminina, vestida de forma feminina, num banheiro feminino, não incorre em riscos sexuais, até por que, percebe-se que um heterossexual jamais implantaria seios e vestir-se-ia de mulher só para agredi-las num banheiro publico, caso ocorra fato semelhante, deve-se