olhares e leituras contextualizadas em espaços culturais
São Paulo
2013
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de esclarecer e questionar a importância da grande arte de educar. Como base será utilizada a educação infantil, apresentando as diversas formas e suas consequências ao planejar o cuidado, desenvolvimento e educação dessa criança.
Que esta iniciando uma vida social mais ampla, com diversas situações e obstáculos internos dentro delas mesmas, nessa fase única e essencial na vida dessa criança que está em formação o papel do educador é de suma importância. O desenvolver de caracteristicas próprias, e no auxilio dos conflitos diários e na convivência com os demais, também será papel desse profissional.
O educador tem como missão preparar essas crianças para iniciar a vida escolar, social. Enfim a missão é formar CIDADÃO.
Súmario
1. A complicada arte de educar.
Quando uma criança chega na escola em seu primeiro dia de aula , já traz com ela uma bagagem de emoções, de sentimentos, de recomendações recebidas, hábitos compartilhados pela educação que recebe na família da qual faz parte. Como vivemos em um mundo globalizado, aonde a informação chega com uma incrível velocidade na maioria das casas, tornando grande parte daquilo que se é passado como importante para a criação e desenvolvimento de uma criança, parecer algo já ultrapassado, sem valor, em comparação ao que é visualizado e divulgado através da imprensa ou da mídia televisiva.
A educação vem através de coisas simples, que são reforçadas no dia a dia, como por exemplo orientar para cuidar do que lhe pertence, não pegar nada do colega sem pedir autorização, não dizer palavrão, não mentir, ensinar que devemos respeito ao próximo , que seja compreensivo, gentil, que use palavras “mágicas” como Bom Dia, Com licença, Obrigado, Por Favor; que se expresse sem necessidade de gritar, não jogue lixo na rua