Oleo
O termo óleo refere-se a uma classe de substâncias que, por convenção, deve apresentar-se no estado líquido e viscoso nas condições ambientes de temperatura e pressão ao nível do mar. Os óleos são hidrofóbicos (são imiscíveis com a água) e lipofílicos (miscível com outros óleos). Entre as origens dos óleos, temos a vegetal, animal e mineral.
Os óleos vegetais são extraídos de plantas chamadas oleaginosas, em geral de seus frutos. São extraídos de uma forma bruta e devem passar por processos químicos e ou físicos de refinação para serem consumidos como alimento.
Os óleos vegetais são utilizados como óleo de cozinha, pintura, lubrificante, cosméticos, farmacêutico, iluminação, combustível (biodiesel ou puro) e para usos industriais. Alguns tipos de óleos, tais como o óleo de colza, algodão ou rícino são impróprios para consumo humano sem o devido processamento prévio.
Tipos de Óleo de cozinha
Algodão- Livre de gorduras trans, é fonte de vitamina E e de ômegas 3 e 6. Combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce. Suas características são mantidas após o aquecimento no processo de fritura, diferente dos outros óleos.
Coco- Estudos recentes mostraram seus efeitos benéficos na diminuição do colesterol ruim (LDL) e na elevação do colesterol bom (HDL). Também aumenta a saciedade e auxilia quem tem diabetes tipo 2 a manter os níveis de glicose no sangue sob controle.
Milho- Rico em gorduras poli-insaturadas, ajuda na redução do colesterol ruim, prevenindo doenças do coração. Tem vitamina A, um grande aliado do sistema imunológico, e vitamina E, antioxidante que retarda o envelhecimento.
Amendoim- Com ômega-9, reduz o LDL (o colesterol ruim) e previne doenças cardiovasculares.
Gergelim- É um alimento de excelente qualidade nutricional graças às altas taxas de ácidos graxos insaturados, que reduzem o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.
Soja- Possui ômega-6, que afasta doenças cardiovasculares e é