Óleos
O Óleo de Soja é o mais consumido mundialmente e seu concorrente direto é o óleo de palma. No Brasil temos vários incentivos para a produção e comercialização do Óleo de Soja que pode ser produzido nas seguintes qualidades: bruto, refinado comestível, refinado industrial, lecitina. O Óleo de Soja Refinado apresenta-se como um óleo de cor levemente amarelado, límpido com odor e sabor suave característico.
O Óleo de Soja tem uma utilização alimentícia bastante diversificada: óleo de cozinha; tempero de saladas; produção de margarinas; gordura vegetal; maionese, entre outras. A vantagem do óleo de soja em relação a outros óleos deve-se ao seu baixo preço aliado à sua excelente qualidade.
Além de ser muito utilizado na alimentação humana e na fabricação de produtos alimentícios, o Óleo de Soja tem várias outras aplicações dentre as quais podemos citar: cosmética, farmacêutica, alimentícia, veterinária, ração animal, industrial na produção de vernizes, tintas, plásticos, lubrificantes entre outros.
Atualmente a Soja está em evidência devido à discussão sobre a utilização da soja transgênica que ainda gera muita controvérsia em torno da sua utilização. A soja apresenta-se como uma importante fonte de proteína, suas sementes contêm cerca de 40% de proteína, enquanto a carne de vaca e do peixe fornece apenas 18%.
Óleo de Canola
O Óleo de Canola quando comparado aos óleos de girassol, soja e milho é o mais rico em gorduras insaturadas, que ajudam a equilibrar o excesso de colesterol e apresenta menor índice de gorduras saturadas, consideradas as maiores inimigas do coração.
O Óleo de Canola apresenta tendência mundial de aumento no consumo, seguindo o exemplo dos Estados Unidos onde houve um aumento de 20% no mercado.
Pode ser utilizado para várias finalidades: alimentícia, cosmética, farmacêutica, ração animal, veterinário, industrial, entre outras.
Óleo Misto
Óleo misto ou óleo composto ou óleo alimentar: Mistura de dois óleos, refinados