econommia
Feudalismo – foi um modo de organização social e politico baseado em relações servo contratuais. Os senhores feudais conseguiram as terras porque o rei lhes dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária e em troca recebiam direito de um gleba de terra para morar.
Capitalismo – sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários, foi dominante depois do feudalismo.
Slide 9 – Escola Clássica de administração Entrada do capitalismo na fase monopolista - monopólio ( um único vendedor que oferece algo) Adoção de um padrão tecnológico que levava a concentração técnica e financeira a desenvolver novas formas de gestão de trabalho. Nos Estados Unidos a produção em massa, redução de custo de transporte.
Desenvolvimento da concepção mecaniscista e empirista da natureza, desenvolvimento das ciências naturais e físicas. Crescimento econômico acelerado. Força de trabalho desqualificada, desperdício e falta de eficiência.
Slide 10 – Força de trabalho desqualificada e barata, imigrantes e com a guerra abriu força de trabalho para mulheres e crianças.
O principal representante foi o norte americano Frederick Winslow Taylor ( 1856 – 1915 )
Slide 11 – Taylor propõe resolver o problema de eficiência mediante conceitos chaves:
Existe uma única maneira certa para desempenhar cada tarefa, visando rendimento e produtividade, estudo de tempos e movimentos.
Eliminando todo esforço desnecessário e buscando uma sequencia certa, tornando-o mais rápido.
O trabalhador só é motivado por incentivos materiais, foi elaborado um sistema de remuneração por peça no qual os operários ganhavam em função do que produziam.
Slide 12 – Os princípios da administração cientifica desenvolvidos por Taylor influenciaram fortemente o mundo dos negócios.
Slide 13 – Enquanto a