oleo reciclavel
Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.
Quando retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats.
Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.
Na cidade de pelotas muitas famílias já fazem a reciclagem do óleo, porém não tem conhecimento do que fazer com este óleo já utilizado.
A empresa Globo Gás realiza a coleta na cidade de pelotas, qualquer pessoa pode entrar em contato com a empresa que eles incluem na rota da coleta e vão buscar diretamente na residência, ou então pode ser entregue direto na empresa. A quantidade mínima para coleta é uma garrafa pet de 2 litros.
O supermercado Pois Pois na República do Líbano também possui um coletor onde é depositada a gordura já utilizada, este é recolhido pela empresa Celgon.
Objetivos do Trabalho
Temos como objetivo do trabalho reduzir o desperdício de óleo e incentivar as pessoas a fazerem a reciclagem, para que assim diminua a poluição desnecessária no ambiente.
Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, cidades, instituições e pessoas de todo o mundo têm criado métodos para reciclar o produto. As possibilidades são muitas: produção de resina para tintas,