Marketing
O ambiente mundial está passando por modificações profundas no que diz respeito aos aspectos sociais e econômicos. Neste cenário de competição global, as empresas são compelidas a adotar sistematicamente novos métodos de trabalho, que possam aumentar a sua competitividade e, desta forma, fazer frente a uma concorrência cada vez mais voraz.
Vivemos em uma sociedade do conhecimento, onde o talento humano e suas capacidades são vistos como fatores competitivos no mercado de trabalho globalizado. Os avanços observados nas ultimas décadas têm levado as organizações a buscarem novas formas de gestão, com o intuito de melhorar, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos clientes.
Com isso, o marketing deixou de ser apenas um setor de uma organização e passou a fazer parte de todos os setores de uma organização. Uma comunicação clara e eficiente também está cada vez mais necessária para o sucesso da organização. Marketing e comunicação contribuem para construir a imagem positiva das organização, para um bom relacionamento com clientes e colaboradores e melhorias no fluxo de informações no ambiente corporativo.
Por meio destes avanços tecnológicos, a internet está cada vez mais presente no cenário atual das organizações. Neste contexto, é importante analisarmos as fases de evolução desta rede: a primeira, Web 1.0, foi a implantação e popularização da rede em si com o marketing centrado no produto; a segunda, denominada Web 2.0, é a que o mundo vive hoje, centrada nos mecanismos de busca como Google e nos sites de colaboração do internauta, como Wikipedia, YouTube e os sites de relacionamento social, como o Facebook, Orkut, twitter, conhecidas como redes sociais com o marketing voltado para o consumidor. A Web 3.0, ainda em fase inicial, pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o