Redes
Encaminhamento de Pacotes em Redes Virtuais
Resumo. A técnica de virtualização de redes é essencial para criar ambientes de simulação para experimentação de novos recursos para a Internet, e também como uma proposta diversificadas para a Internet, pois temos diversas redes em um mesmo substrato físico. A virtualização de redes ainda apresenta dificuldades, como o desempenho e isolamento. Iremos analisar as principais arquiteturas de virtualização de reses usadas e avaliar o desempenho dos mecanismos de comutação das plataformas Xen e OpenFlow.
Abstract. The technique of network virtualization is essential to create simulation environments for experimentation of new features to the Internet, as well as a proposal for a diversified Internet, because we have multiple networks on the same physical substrate. The virtualization of networks still presents difficulties, as the performance and isolation. We will analyze the main architectures and virtualization cattle used to evaluate the performance of the switching mechanisms of Xen and OpenFlow.
1. Introdução
A técnica de virtualização é usada para prover um ambiente de simulação de redes virtuais para experimentar propostas para a Internet do Futuro. Com a virtualização temos diversas redes virtuais, executando simultaneamente, sobra um mesmo hardware. Em cada rede virtual é dedicada a um experimento, com suas próprias pilhas de protocolos e estrutura de controle. As diversas redes virtuais são isoladas e podem ter diferentes requisitos de qualidade de serviço (QoS).
Neste ambiente de virtualização, foram utilizadas as técnicas de virtualização Xen e OpenFlow. Xen é um virtualizados de computadores, em que as máquinas virtuais se comportam como roteadores. O OpenFlow, virtualiza ativos de rede programáveis, no qual o plano de controle da rede é executado em um nó independente e centralizado. Nessas ferramentas, são focados os mecanismos de encaminhamento de pacotes.