oleo diesel
INTRODUÇÃO
OLÉO DIESEL
DEFINIÇÃO:
Como quase toda matéria o óleo diesel também é derivado do petróleo, ele é formado por vários compostos químicos bem conhecidos como: carbono, hidrogênio e em baixa concentração por enxofre, nitrogênio e oxigênio.
USO:
Ele é utilizado em motores de combustão tais como: automóveis, furgões, ônibus, caminhões, locomotivas, entre outros vê que se varia bastante entre esses motores de combustão desde o porte baixo até o porte alto .
TIPOS DE ÓLEO DIESEL: São definidos em quatro tipos básicos de óleo diesel: A, B, C, e D. Tipo A – É o óleo diesel utilizado em motores de ciclo diesel (ônibus, caminhões, carretas, veículos utilitários, etc. ) e em instalações de aquecimento de pequeno porte. Este óleo encontra-se disponível em todas as regiões do Brasil e caracteriza-se por possuir um teor de enxofre de, no máximo, 1,0%. Tipo B – É o óleo diesel conhecido como “metropolitano”. Tem a mesma aplicação do diesel tipo A diferindo dele por possuir, no máximo, 0,5% de enxofre e por somente ser comercializado, atualmente, para uso nas regiões metropolitanas das seguintes capitais: Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. Tipo C – Este tipo de óleo diesel caracteriza-se, principalmente, por possuir, no máximo, 0,3% de enxofre. Outro item que diferencia este tipo de diesel dos demais é a temperatura necessária para destilação de 85% do seu volume: 360ºC contra 370ºC dos demais tipos. Este óleo está disponível desde primeiro de outubro de 1996, quando foi disponibilizado, pela PETROBRAS para uso nas regiões metropolitanas de Salvador, São Paulo, Aracaju, Santos e Cubatão. A partir de outubro de 1997, este tipo de diesel estará disponível para uso nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém, Campinas e