oleo de lorenzo
1- A adrenoleucodistrofia é uma doença genética transmitida pelo cromossomo X, ou seja, a mãe que é a portadora, transmite o gene defeituoso, e este será o responsável pela doença. Uma mulher pode nascer portadora do cromossomo defeituoso X, esta não terá adoença pois ela possui um X normal, pois a mulhre é XX.Sua herança é genética, e está dentro do grupo das leucodistrofias, que é o responsável por afetar o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao gene recessivo transmitido pelas mulheres portadoras. Essa doença causa uma alteração no metabolismo dos peroxissomos, que resulta no acúmulo de ácidos graxos e de uma cadeia longa, ligada ao cérebro e glândulas.
2- A doença manifesta-se exclusivamente em homens, porém mulheres portadoras podem desenvolver a doença de uma forma mais leve da ALD, com sintomas como ataxia, e fraqueza ou paralisação dos membros inferiores.
3- O aparecimento da doença causou grandes transtornos para a classe médica que teria que ir em busca de respostas para a solução da doença, para dessa forma ajudar famílias que estavam com perentes passando por esta doença. Durante o filme a própria equipe de enfermagem ao cuidar destes pacientes, acabavam que por desistir, devido ao estado clínico destes, não acreditando na cura. A mãe de Lorenzo, por carregar a culpa, de ser a portadora, muda toda sua rotina de