SERVIÇO SOCIAL
O presente trabalho pretende discutir e apresentar o acesso e consumo da internet banda larga das famílias brasileiras.
Pesquisas demonstram que a internet é a tecnologia que depois, do telefone celular, registrou o mais rápido crescimento em toda a história da humanidade. Há pouco mais de 2,7 bilhões de telefones celulares em todo mundo, 35 anos depois do inicio da comercialização deste aparelho de comunicação interpessoal. O automóvel tem cem anos de existência como bem de consumo e registra 800 milhões de unidades em uso no planeta. O telefone fixo é 10 anos mais velho e tem 1.3 bilhão de linhas em funcionamento em todo o mundo. A televisão existe há 60 anos e há 1,56 bilhão de aparelhos em uso.
O que impressiona é que esse crescimento vertiginoso está ocorrendo principalmente nos países mais pobres, em especial na África, onde a telefonia celular dá saltos de 100% ao ano em países como a Nigéria. O Brasil se destaca dos demais países com relação ao número de usuários de Internet, com aproximadamente 39 usuários a cada 100 habitantes acessando a rede em 2008. O acesso a Internet é feito em sua maioria a partir dos domicílios e dos centros públicos pagos.
DESENVOLVIMENTO
A família brasileira vem ao longo dos anos passando por uma série de modificações nos seus padrões de vida. Basta lembrar que nos últimos trinta e poucos anos dobrou a população brasileira. E, com essa evolução, chega a comodidade do homem, a busca constante de serviços rápidos e eficazes que criam praticidade à vida de cada um. Dentro desse contexto apresenta-se a internet banda larga como uma ferramenta de suporte para agilizar o mundo.
Atualmente a internet é uma imensa biblioteca virtual, na verdade seu conceito vai além de biblioteca, pois é um espaço em que além de pesquisar, pode-se escrever publicar, trocar informações, produzir em colaboração, gerar conhecimentos; é mais um canal de conhecimento, de trocas e buscas, é um artefato