Históricas no mundo do trabalho
SOCIOLOGIA APLICADA
Tutor:
Aluno(a):
Unidade:
Históricas no mundo do trabalho
Reestruturação produtiva foi um conjunto de mudança, que ocorreu por causa da crise do petróleo em 1973, acabou ocasionando crise mundial, repercutindo nas empresas. O mercando passou a fazer novas exigências, para que as empresas continuassem competitivas tiveram que fazer uso a novas tecnologias, a robótica, a automação e a informatização crescente. Fazendo que ocorre-se uma flexibilização da produção e dos processos de trabalho.
Assim na década de 80, esses processos se intensificaram e a forma do mercado foi se viabilizando em um mercado mundial pela interconexão das operações comerciais e financeiras, podemos dizer um pre-globalização e tivemos também a entrada dos países ex-comunistas na economia de mercado.
Começa então surgir a acumulação flexível, causada pela estratégica das empresas de flexibilidade de produtos e padrões de consumo e de mercado de trabalho. Essa nova estrutura causou grandes mudanças que afetaram os trabalhadores.
A acumulação flexível apresenta alguns níveis de flexibilização na gestão das empresas, tais como:
Flexibilização dos processos de trabalho: tem como característica a planificação para curto prazo; para pequenos estoques; através da automação, que possibilite a melhoria da qualidade do produto e redução de custos; através da robótica, que resulta grande eficiência com um menor custo, independentemente da repercussão social; e pelas transferências de operações para países com mão de obra barata, e importando o que ficava caro produzir.
Flexibilização de produtos e padrões de consumo: tem como grande característica licenciamento de marcas, e a redução do tempo de vida útil dos produtos e os tornando cada vez mais descartáveis, e pela propaganda, que estimula a troca de mercadoria, gerando o consumismo.
Flexibilização da mobilidade de mercados de trabalho: a competitividade