Oleo de lorenzo
4. Nos axônios de maior diâmetro, a célula envoltória forma dobras múltiplas e em espiral em torno do axônio. Ao conjunto dessas dobras múltiplas denomina-se bainha de mielina e as fibras são chamadas de fibras nervosas mielínicas.Sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso.A bainha de mielinha não é contínua, pois ela apresenta intervalos reguladores, formando os nódulos de Ranvier.A bainha de mielina esta presente somente nos vertebrados. A sinapse é dada pelo final do axónio de um neurónio, ao dentrito ou corpo celular de outro neurónio e a sua composição é 70% lipídios e 30% proteínas. A doença causa a destruição da bainha de mielina, revestimento das células nervosas responsáveis pelos impulsos nervosos.
1. O óleo de Lorenzo é a designação de uma mistura, na proporção 4:1, de trioleína e trierucina, os triacilglicerois derivados, na respectivamente, dos ácidos oleico e erucico, preparados a partir dos óleos de oliva e colza. Esse óleo atua interrompendo a síntese dos ácidos graxos, estagnando a evolução dessa doença desmielinizantes.
2. O acido oleico é um acido carboxílico, por possuir um grupo funcional COOH. O acido oleico é um acido graxo de cadeia longa possuindo 18 carbonos na sua estrutura. Por possuir uma dupla ligação entre os carbonos ele é chamado de ácido graxo insaturado. O ácido oleico é um ácido graxo essencial (ômega 9), o qual participa do nosso metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese dos hormônios. Sua aplicação de forma pura pode provocar diversos problemas, por exemplo: intoxicação, irritação da pele e outros.