ISSQN
Disciplina: Economia
Professor: Imerio Coberlini
ISSQN
Bento Gonçalves, 14 de maio de 2013
Conceito do imposto
O imposto é uma quantidade em dinheiro paga para o estado brasileiro e aos estados e municípios por pessoas físicas e jurídicas.
É um tributo que serve para custear parte das despesas de administração e dos investimentos do governo em obras de infraestrutura (estradas, portos, aeroportos, etc.) e serviços essenciais a população, como saúde, segurança e educação. O tributo é, quase sempre, pago mediante a renda.
O Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo. Atualmente ela corresponde a, aproximadamente 37% do PIB.
Imposto é por definição algo que somos obrigados a aceitar, essa é a essência do imposto, impostos é um exercício de poder.
Ser cidadão é ter a consciência de que em tudo o que compramos, em bens que adquirimos, está embutido o imposto que é a nossa contribuição. Função do imposto na economia.
Função do imposto na economia
- Arrecadados diretamente do consumidor ou recolhidos de forma indireta por meio do consumo, os impostos tem uma importância vital para o funcionamento da máquina pública e para os investimentos básicos em áreas como: saúde, educação, segurança, transporte, cultura e lazer. Esse tipo de tributo tem subdivisões entre a União, os estados e os municípios;
- A carga tributária e os impostos no Brasil são bastante elevados. Se houvesse uma desoneração principalmente em relação aos alimentos o brasileiro poderia ter mais alimentos à mesa.
- Essencialmente a principal função dos impostos é a transferência monetária.
Objetivando ser transferida para a sustentação do Estado (e os seus órgãos) e para o benefício ao público em geral. O imposto é sempre uma pedra fundamental para o Estado, o que torna a tributação uma ferramenta – chave da política, disponível em