Oi, inadimplentes! Seus dias estão contados? Resultado do Plano de Ação da Oi S.A. que visa diminuir a inadimplência.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FACE
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais – CCA
Análise da Liquidez
Luiz Henrique Paniago Moreira;
Ricardo Porto de Carvalho.
Oi, inadimplentes! Seus dias estão contados? Resultado do Plano de Ação da Oi S.A. que visa diminuir a inadimplência.
BRASÍLIA – DF
2014
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo identificar se o índice de inadimplência de grandes empresas como a Oi S.A. pode cair se o foco da administração for sobre este problema, no caso através de um plano de ação pautado em ferramentas de gestão de Contas a Receber e cobrança que melhorem a condição do índice, e cumpra o objetivo para o qual foi criado. Os resultados permitiram identificar que é possível haver uma queda de um exercício para o outro, e que a perspectiva é de reduzir ainda mais.
Palavras chave: Inadimplência, Contas a Receber, Plano de Ação.
1. INTRODUÇÃO
1.1 Considerações iniciais
Em grandes empresas é comum a criação de um Plano de Ação, ou seja, um conjunto de ações planejadas para chegar ao resultado desejado. Portanto, a criação de um PA deve estar sempre ligada ao resultado que se deseja alcançar. Esses objetivos almejados diferem de empresa para empresa, pois se tratam de áreas que precisam ser melhores desenvolvidas na entidade.
Um objetivo de muitas empresas é a diminuição da inadimplência, que, dependendo do ramo de atuação da entidade, rouba muito dinheiro e tempo para tentar amenizar o problema. Esse ponto é tão importante que existem casos em que organizações (grandes, médias e pequenas empresas) foram à falência por conta de más administrações de Contas a Receber.
1.2 O problema
Nesse artigo abordaremos especificamente o caso da empresa Oi S.A. que criou no segundo semestre de 2012 o seu novo Plano de Ação com o objetivo de diminuir as Contas a Receber, com foco na diminuição da inadimplência e consequentemente aumento do caixa.