Oi como essencia
O Autor proporciona uma ampla visão acerca do Direito fazendo questão de deixar bem claro todo o processo histórico, social e político que arquitetam o Direito e, por consequência, os seus efeitos infringentes em toda sociedade.
A lei emana do Estado, sendo assim, podemos concluir que este a cria de acordo com os seus interesses para que possa impor a ordem e adequar as condutas da sociedade. Acontece que, como veremos, este poder de criação é manipulado pelos interesses da classe dominante com o intuito de moldar a população espoliada dentro dos parâmetros da vontade dos providos de capital. “O Direito é corolário da política - Claudio Carvalho”
Hoje na sociedade brasileira, falar em imposição de condutas por parte dos governantes em geral é algo que soa até engraçado, não existe melhor exemplo que o do Senador Demostenes Torres, sempre moralista, positivista e a favor de penas mais cruéis, envolvido em um escândalo de inimagináveis proporções. Que moral ele tem agora que está do “outro lado da moeda”? Mas é como o próprio livro objeto desta resenha diz, aqueles que não se adéquam e aceitam o sistema, este o expulsa, demite, por isso ele ainda estava lá e não por ser exemplo de coisa alguma.
Os princípios sociais e direitos humanos dos indivíduos da sociedade brasileira parecem ter importância secundária, gastar bilhões em uma copa, retardar o PAC 2 em função disso, a saúde permanece precária e a segurança cada dia mais duvidosa para “fazer um bolo para os gringos comerem”, como sintetizaria o saudoso Osvaldo Bastos Neto, não