Nascer Da Gua E Do Esp Rito
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/nascer-da-agua-e-do -espirito /teo lo gia
Nascer da Água e do Espírito
digg
A doutrina de Jesus somente tornou evidente o que estava registrado nos prof etas: nascer da água e do Espírito é o mesmo que Deus espargindo água pura sobre o homem. Somente Deus pode conceder um novo coração e um novo espírito, ou seja, uma nova vida ao homem!
Água e Espírito
“Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” ( Jo 3:5 )
A resposta de Jesus satisf az a seguinte pergunta: “Como pode nascer um homem, sendo velho?” A resposta é precisa: o novo nascimento é por meio da água e do Espírito!
Para entendermos a resposta de Jesus é preciso saber que a doutrina apregoada por Ele em nada dif ere da mensagem apregoada na lei e pelos prof etas.
Sabemos que a lei nunca pode aperf eiçoar ninguém por conter somente a sombra dos bens f uturos ( Hb
10:1 ). Porém, ela sempre apontou a necessidade da circuncisão do coração.
O que a lei propunha era impossível o homem alcançar por meio dela, visto que, a própria lei estava enf erma pela carne (Romanos 8: 3). A lei somente serviu de ‘tutor’ para conduzir o homem a Cristo ( Gl 3:24
), ou seja, ao apontar a necessidade da circuncisão do coração, a lei conduz o homem a Cristo, pois somente nele é possível alcançar circuncisão através do despojar do corpo da carne: a circuncisão de
Cristo ( Cl 2:11 ).
Podemos extrair uma grande lição da lei: ela f oi escrita em tábuas de pedras e entregue ao povo, mas, não pode aperf eiçoar ninguém, visto que, mesmo após a entrega da lei, Moisés continuou apregoando a necessidade da circuncisão do coração ( Dt 10:16 ; Dt 30:6 ; 2Co 3:3 e 7).
Caso a lei f osse essencial para a salvação do homem não haveria a necessidade de Moisés apregoar a circuncisão do coração. Conclui-se que, a lei entregue em tábuas de pedra não operou a transf ormação