Oficinas
OFICINA PEDAGÓGICA
ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Professores Maria Carmem Lenilton Maia
Ministrantes: Profº Esp. Lenilton Maia Profª Esp. Maria Carmem
MOSSORÓ/RN
2010
Ler bem para bem escrever
A maneira de falar e escrever reflete o nível intelectual, a personalidade e a criatividade. O uso correto da palavra valoriza, para sempre, o que se diz e o que se escreve. A análise lingüística consiste em o professor preparar uma aula com base na seleção das principais dificuldades recorrentes nos textos dos alunos. Para não ficar constrangedor para ninguém, a sugestão é que se faça a seleção de frases de textos de uma turma e apresente para outra, assim os alunos reconheceram as estruturas problemáticas, mas não os seus próprios textos. Segundo Márcia Mendonça (2006, p. 208):
[...] pode-se dizer que a AL [análise linguística] é parte das práticas de letramento escolar, consistindo numa reflexão explícita e sistemática sobre a constituição e o funcionamento da linguagem nas dimensões sistêmica (ou gramatical), textual, discursiva e também normativa, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura/escuta, de produção de textos orais e escritos e de análise e sistematização dos fenômenos linguísticos.
Com a análise lingüística, o professor desenvolve um trabalho com as dificuldades dos alunos analisando a língua em uso (aplicada no texto, que é uma produção do aluno) e não com algo estático, em que o aluno acaba tendo a tarefa de apenas decorar as regras, pois não consegue compreender o porquê das estruturas da língua, criando a concepção de que toda a