Oficinas
2º PERÍODO EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A GESTAÇÃO
Anápolis-GO – 2011
CAIO AUGUSTO PEREIRA DAUDT
ITAHIR PEREIRA COSTA JUNIOR
ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A GESTAÇÃO Resenha apresentada como avaliação parcial da 1ª V.A. na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico do curso de Educação Física Bacharelado da UNIEVANGÉLICA. Prof. Ms Hugo de A. Silvestre.
Anápolis-GO, 2 de outubro de 2011.
Atividade física durante a gestação
COSTA, Daniele Batista; CHIARA, Vera Lucia; GUGELMIN, Sílvia Angela; e DIAS, Patrícia Martins. Atividade física e gestação: saúde da gestante não atleta e crescimento fetal. Artigo científico. Rio de Janeiro - RJ. 19p. pdf.
Este artigo veio elucidar a visão e costumes do processo evolutivo da raça humana, de que gravidez não deve ser tratada como doença, onde abstém a prática de atividade física, ou seja, durante este período “deve haver a integração da atividade física regular no cotidiano, acompanhada de melhoria da qualidade de vida e alimentação”, este pensamento evolutivo se dá, primeiramente, devido o culto ao corpo perfeito e uma gravidez saudável, para ambos: mãe e filho.
Apesar de persistir o pensamento popular “acreditando-se que o exercício aumentaria o risco de trabalho de parto prematuro por meio de estimulação da atividade uterina”.
É claro que o aspecto nutricional também é importante, pois junto com atividade física ajudam ao combate “a redução de edema, cãibra nas pernas e fadiga”, além de atuarem: no controle e ganho de peso, aspecto emocional e aceitação ao corpo.
O artigo ressalta a importância da atividade física no momento do parto natural, onde os músculos da cintura pélvica estão preparados para a passagem do feto, não ocasionando o estresse muscular, acreditando que devido à