oficinas de cartografia – coordenadas
1 Temas: oficinas de cartografia – coordenadas
2 Objetivos: Compreender a respeito das coordenadas geográficas
Analisar o sistema dos fusos horários.
Observar as diferenças entre o hemisfério leste (oriental ou nascente) e Oeste (ocidental ou poente).
Levar os alunos a entender porque existe estas diferenças.
3 Recursos: sulfites, bolinhas de isopor, lápis de cores, canetinhas, pinceis, relógios.
4 Descrição das atividades:
1 passo: Levar os alunos a entender o que é “coordenadas geográficas são linhas imaginárias para localizar qualquer ponto a superfície terrestre. São medidas em graus, minutos, segundos e fração de segundos” (Domingos, Pires, 2009, p. 17).
2 Passo: Explicar como são dividas as coordenadas geografias como: Planos do Equador, meridiano de GreenWich, paralelo, meridianos, latitude, longitude.
3 Passo: Desenvolver em sala de aula com os alunos atividades para compreender a respeito do meridiano de Greenwick, sendo “Greenwich tornou-se em 1884, o meridiano de referencia para padronizar o sistema de fusos horários.
4 Passo: trabalhar com mapas para verificar os fusos horários das outras regiões dentro do país;
5 Passo: Observar as diferenças que tem em outros países, fazer com uma bolinha de isopor demonstrando os traços meridianos que há no mundo.
5 Metodologia: Contribui p ara compreender as horas; apreenderá porque é diferente as horas de uma região , para outra; porque ocorre esta diferença de fuso horário de desenvolver no aluno a curiosidade em analisar porque isto ocorre no mundo, melhorando sua aprendizagem dentro da geografia, observando outras coordenadas geográficas.
6 Registro dos Resultados: será recolhido os trabalhos, as maquetes com bolinhas de isopor, desenhos, respostas do fusos horários.
7 Avaliação: Os alunos serão avaliados todos os dias em sala de aula, através das realizações das atividades desenvolvidas. Também por debate e dialogo em sala de aula para trocas de conhecimentos, união em sala para trocas de