Border
Resumo:
A Border states industries é uma empresa de vendas atacadistas do setor de mercado de construção, a meta da empresa é oferecer aos seus clientes o que eles precisarem, mesmo isso sendo além da entrega de produtos. Desta forma, a BSE, além do fornecimento de produtos de construção, também fornece serviços de soluções para cadeia de suprimentos, serviços em logística, moradias para canteiro de obra. A BSE distribui mais de 9 mil produtos de diversos fornecedores.
A BSE utilizava o sistema Nigel, entretanto foi um sistema desenvolvido especificamente para atacadistas de produtos elétricos. A gerência da BSE decidiu pela implementação de um novo software ERP, da SAP AG, que incluía módulos SAP para vendas e distribuição, gestão de materiais, finanças e controle, e recursos humanos. A BSE ainda decidiu customizar o software, de forma que eles conseguissem ter uma interface de acesso com o software de alguns de seus fornecedores. E contratou consultores para que deixasse o novo sistema parecido com o antigo, para gerar melhor adaptação. Essas customizações custaram para a BSE quase um ano de atraso para ser implementado e um custos de 3 milhões a mais no projeto (inicialmente calculado em 6 milhões), além do custo com o treinamento e re-treinamento de pessoal.
O software foi utilizado normalmente pelos 5 anos seguinte, mas a empresa não identificou as possíveis expansões, que acabou gerando uma incapacidade do software. Com isso a BSE, no ano de 2004, começou a implementar uma atualização do SAP, mas dessa vez optou por um mínimo de customização.
Com o novo software foi possível processar mais de 360 mil reclamações de clientes, solicitando descontos, onde conseguiu reduzir o gap de resposta em 63%. Nesta nova implementação a BSE conseguiu implementar tudo dentro do planejado, com 14% de economia no custo. No ano de 2006 foi adquirida uma grande empresa que