Border gateway protocol
Este trabalho ira apresentar uma prévia ao protocolo de roteamento Border Gateway Protocol, BGP, que podemos considerar, parafraseando o Dr. Douglas E. Comer, “A cola que mantém a Internet unida e permite a interconexão universal” atualmente.
O BGP possibilita o intercâmbio de informações de roteamento entre os diversos sistemas autônomos, ou ASs ( Autonomous Systems), que em conjunto, formam a Internet. Simplificando, ele permite que os dados trafeguem entre os ASs até chegar ao AS de destino, e dentro dele siga até o seu destino final (máquina).
BGP4
Border Gateway Protocol versão 4 (BGP4) é o protocolo utilizado para fazer o roteamento entre os Sistemas Autônomos da Internet.
Um Sistema Autônomo (AS) é uma rede ou grupo de redes sob uma mesma política de roteamento. Um AS pode ser a rede de uma empresa, universidade, provedora de serviço internet (ISP) etc. São exemplos de ASs, a rede Ansp, a USPnet, a rede IP da Telefonica.
Cada AS é identificado por um número de 1 a 64511. Os números de 64512 a 65535 são reservados para ASs privados. Aqui no Brasil, estes números são distribuídos pelo LACNIC. A rede formada pela interconexão de todos os ASs existentes é a própria Internet.
Roteamento é o processo de coletar, manter e disseminar informações sobre os caminhos (ou rotas) disponíveis para se chegar a cada ponto da rede. Não deve ser confundido com "forwarding" que é o encaminhamento dos pacotes na rede. Entre os ASs, esta troca de informações é feita pelo protocolo de roteamento externo, ou interdomínios, oBGP4. O roteamento interno de cada AS pode ser feito de diversas formas, normalmente usa-se um protocolo de roteamento interno, ou intradomínio, como o OSPF.
Na Internet, os equipamentos conectados são identificados por endereços IP. Dentro de um AS, os endereços IP são agrupados em blocos CIDR (Classless Inter-domain Routing) que são anunciados para os ASs vizinhos pelo BGP4. A partir dos anúncios recebidos, os roteadores do AS