Georreferenciamento de Imagem do Google Earth
Coordenação de Arquitetura e Urbanismo
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Topografia e Cartografia
Terceiro Semestre
Georreferenciamento de Imagem do Google Earth
Prof. Msc. Abner Monteiro Nunes Cordeiro
E-mail: abnermncordeiro@hotmail.com
Sobral – Ceará
2015.1
Geoprocessamento
O termo Geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de cartografia, análise de recursos naturais, transportes, comunicações, energia e planejamento urbano e regional. As ferramentas computacionais permitem realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de Dados Georreferenciados.
Geoprocessamento
O Geoprocessamento, entendido como uma técnica, que utilizando um
SIG, busca a realização de levantamentos, análises e cruzamentos de informações georreferenciadas, visando à realização do planejamento, manejo e/ou gerenciamento de um espaço específico.
Fonte: FITZ, Paulo Roberto. Cartografia básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 143p.
Georreferenciamento
Objetivo: localização específica de um bem (público ou privado) individualizado dentro do globo terrestre.
Georreferenciar uma imagem ou mapa é tornar suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência. Este processo inicia-se com a obtenção das coordenadas de pontos da imagem ou do mapa a serem georreferenciados, conhecidos como Pontos de Controle.
Georreferenciamento
Os Pontos de Controle são locais que oferecem uma feição física perfeitamente identificável, tais como interseções de estradas e de rios, represas, pistas de aeroportos, edifícios proeminentes, topos de montanha, dentre outros. A obtenção das coordenadas dos Pontos de
Controle pode ser realizada em campo a partir de levantamentos topográficos, GPS – Global Position System (EPUSP, 2006).
Fonte: EPUSP, Escola