Conversão de imagens do google earth para o spring
1. INTRODUÇÃO
Este relatório (tutorial) tem como finalidade mostrar os passos que foram seguidos durante as aulas do componente curricular: SIG (Sistemas de Informação Geográfica). O principal objetivo do trabalho foi capturar imagens de satélite do Google Earth e realizar o processo de conversão e georreferenciamento dessas imagens para serem trabalhadas no SPRING, um SIG (Sistema de Informações Geográficas) com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais. O SPRING é um projeto desenvolvido pela Divisão de Processamento de Imagens do INPE.
Está em execução o sistema de esgotamento sanitário do município de Campina Grande – PB. Desse modo este trabalho mostra como se poderia usar o processamento de imagens obtidas de satélites e georreferenciadas para uma melhor eficiência no desempenho dessa obra de saneamento, foi selecionada a imagem do bairro, podendo ser feito depois esse mesmo procedimento de maneira análoga aos outros bairros.
A imagem do bairro escolhido, no caso o bairro da Liberdade, foi obtida do Google Earth, que é um programa construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e Sistemas de Informação Geográficas 3D. Na imagem foi feita a marcação dos pontos de controle, para que se tenha o georreferenciamento, logo após foi colocada essa imagem no programa Impima para que posteriomente, já com o formato adequado, podesse trabalhar a imagem no Spring, podendo assim fazer análises da área em estudo.
2. PROGRAMAS NECESSÁRIOS:
2.1. SPRING – É um SIG (Sistema de Informações Geográficas) no estado-da-arte com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais. Disponível em: http://www.dpi.inpe.br/spring.
2.2. Impima – Programa já incluso no pacote do