Georreferenciamento Imagens pelo Google Earth
AULA 7
Assunto: Georreferenciamento de imagens de satélite Como importar imagens obtidas a partir do Google Earth para o Spring?
Além do Google Earth, é necessário utilizar um programa de manipulação de imagens, para criação de um arquivo no formato “tiff”, o programa Impima para converter o arquivo de imagens no formato nativo do Spring (“spg”) e o programa Spring, onde será georreferenciada a imagem e importada para um banco de dados. Os passos estão abaixo descritos e supõem domínio da interface de georreferenciamento do programa Spring pelo usuário, e conhecimentos sobre geodésia. 1. Salvar a imagem de interesse no Google Earth. Isto pode ser feito usando o comando “copiar imagem” ou com “print screen” do teclado. O comando “salvar imagem” não deve ser usado pois apenas é possível salvar imagens em formato “jpeg”. Importante nesta etapa é não rotacionar a imagem, pois todas as imagens inseridas no Google Earth já foram georreferenciadas. 2. Criar um arquivo vazio em um programa de manipulação de imagens (exemplo: Photoshop) e colar a imagem copiada anteriormente. Salvar em formato “tiff”. Caso a área de interesse seja muito grande utilizar este mesmo programa para fazer um mosaico gerando um único arquivo de imagens que será importado para o SIG.
3. Abrir o arquivo da imagem no formato “tiff” no programa Impima (do pacote Spring). O programa irá apresentar automaticamente o tamanho do arquivo, em linha e colunas. Caberá ao usuário definiro tamanho do pixel. Esta informação é função do zoom que foi utilizado no
Google Earth no momento de copiar a imagem. As feições de dimensão conhecida podem ser utilizadas para definir o tamanho do pixel, tais como estradas ou construções que estejam presentes na área de estudos.
Obs: se não salvar as 3 bandas em arquivos “spg” separados não será possível recuperar a composição colorida.