Cálculo de áreas utilizando os programas Google Earth e GE-Path
Google Earth e GE-Path
A utilização de imagens de satélites permitem a observação detalhada de áreas urbanas e agrícolas e utilizá-las para o planejamento de ações, como urbanização e ocupação agrícola, respectivamente. No setor agrícola, o planejamento adequado do uso do solo permite a redução de tempo e despesas, e aumento da eficiência operacional com a otimização das operações de campo, como o cálculo de áreas para divisão de parcelas, estimativa de tempo operacional e a demanda de adubos, sementes e defensivos.
Atualmente, é possível a realização destas operações sem a necessidade da ida ao campo com aparelhos sofisticados ou a contratação de empresas especialistas. Podem-se utilizar programas computacionais para a realização de cálculo de áreas, porém, não se obtém a precisão de levantamentos com aparelhos próprios, que atingem a precisão de até ± 100 mm, considerada a
Classe P1 para a finalidade de georreferenciamento.
Através deste tutorial, o usuário poderá utilizar os programas Google Earth e GE-Path, ambos gratuitos, para estimar uma área através de uma fotografia de satélite visível no Google Earth.
1. Aquisição dos programas computacionais
1.1 Google Earth
O programa Google Earth permite ao usuário voar para qualquer local na Terra para ver imagens de satélite, mapas, terrenos, edificações, desde galáxias no espaço até aos desfiladeiros dos oceanos. Poderá explorar conteúdo geográfico complexo, guardar os locais visitados e partilhálos com outros utilizadores.
Com a versão gratuita, disponível em http://earth.google.com , o programa permite sobrepor as informações coletadas em campo com o aparelho GPS em imagens de satélites, ilustrando trabalhos e pesquisas.
Para fazer o download e instalação da versão gratuita do programa, acesse a página principal e clique no endereço http://earth.google.com/intl/en/download-earth.html .
1
Figura 1. Tela de download do programa Google