Oficina Educomunicativa em fotografia
Uma proposta para aplicação no Programa Mais Educação
Izabele Silva Gomes
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG izabelesilvag@gmail.com INTRODUÇÃO
A fotografia está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, tanto através da mídia, quanto em álbuns de família, de viagens, redes sociais etc. O ato de fotografar tem sido cada vez mais democrático, principalmente com o surgimento de novas tecnologias que dão suporte a câmeras como os celulares, tablets, computadores, entre outros. São diversas as culturas, lugares e até faixas etárias, que se utilizam da fotografia com freqüência, que sem dúvida é um dos principais meios para a informação, expressão ou registro.
Compreendendo a fotografia como uma arte, abre-se um leque de possibilidades de inserção de atividades que estimulem a reflexão, expressão e sensibilidade de crianças e adolescentes em ambientes escolares, por exemplo. Partindo de que a construção de uma imagem passa pelas individualidades de quem a constrói, requer raciocínio e organização, ao mesmo tempo que, aguça a criatividade e sensibiliza olhar quanto ao que se pretende fotografar.
O presente artigo propõe e expõe a realização de uma oficina educomunicativa no ambiente escolar, fruto da disciplina Práticas Educomunicativas em Fotografia, ministrada pela Professora Doutora Graça Amaro. A disciplina faz parte da grade do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande. A Educomunicação é uma nova área de reflexão e atuação, que uni os campos da Comunicação e Educação com o objetivo de que ambas se auxiliem no minimizar deficiências e aperfeiçoarem resultados voltados para o bem comum da sociedade. A oficina teve como objetivo principal proporcionar aos alunos noções básicas de como compor uma imagem com uma câmera fotográfica na mão; tanto através do debate, como da prática, tornando mais fácil para estes sua expressão