Historia Medieval
Gostaria de aderir a comunidade trabalhos feitos, porem não tenho nenhum trabalho feito por mim.
Seria muito importante conseguir essa adesão, pois estou voltando a estudar depois de trinta e três anos e estou com muita dificuldade em fazer os trabalhos pedidos pelos professores.
Formei em Ciências Contábeis e estou estudando Historia, cursos completamente diferentes, além do tempo sem estudar.
Estou mandando este trabalho para ver se consigo minha adesão. Posso mandar um trabalho de minha autoria num futuro próximo.
Atenciosamente,
Wagner
História Medieval, economia, sociedade, influência da Igreja, feudalismo, castelos, guerras, peste negra, cruzadas, revoltas camponesas, cavaleiros, servos, sistema feudal, arte medieval, resumo
história da Idade Média - foto de castelo medieval
Castelo Medieval: símbolo do poder da nobreza
Introdução
A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
Estrutura Política
Prevaleceu na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
Todo os poderes jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).
Sociedade Medieval
A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques,