Oficina de português - verificação de aprendizado
Escolher uma resposta. a. Não sei por que discutimos. b. Ele não veio por que estava doente. c. Mas porque não veio ontem? d. Não respondi porquê não sabia. e. Eis o porque da minha viagem.
Alternativa A
Nesta alternativa está sendo empregada a preposição por + que advérbio interrogativo. Nesse caso, após por que sempre ocorre a palavra motivo/razão, às vezes claramente outras vezes subentendida.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Um dos traços marcantes do atual período histórico é (...) o papel verdadeiramente despótico da informação. (...) As novas condições técnicas deveriam permitir a ampliação do conhecimento do planeta, dos objetos que o formam, das sociedades que o habitam e dos homens em sua realidade intrínseca. Todavia, nas condições atuais, as técnicas da informação são principalmente utilizadas por um punhado de atores em função de seus objetivos particulares. Essas técnicas da informação (por enquanto) são apropriadas por alguns Estados e por algumas empresas, aprofundando assim os processos de criação de desigualdades. É desse modo que a periferia do sistema capitalista acaba se tornando ainda mais periférica, seja porque não dispõe totalmente dos novos meios de produção, seja porque lhe escapa a possibilidade de controle.
O que é transmitido à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde. (Milton Santos, Por uma outra globalização)
Observe os sinônimos indicados entre parênteses:
I. “o papel verdadeiramente despótico (= tirânico) da informação”;
II. “dos homens em sua realidade intrínseca (= inerente)”;
III. “são apropriadas (= adequadas) por alguns Estados”.
Considerando-se o texto, a equivalência sinonímica está correta APENAS em:
Escolher uma resposta. a. I e II b. II c. I e III d. III
Alternativa A
Na frase III a palavra