deJovens e Adultos
UNINTER
Mirlene S Soares Moreira dos Santos, RU 772290
ESTÁGIO EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS
DESCALVADO
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
Mirlene S Soares Moreira dos Santos, RU 772290
ESTÁGIO EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTO
Relatório de Estágio Educação Jovens e Adultos apresentado à UTA – Diversidade Cultural fase I, no curso de Pedagogia
Tutor Local: Claúdia Mª Lourenço Marcolino
Pólo Associado: descalvado
DESCALVADO 2015
INTRODUÇÃO
Segundo Pereira (2004), a formação da identidade da educação de adultos no Brasil dá-se a partir da década de 1940, especificamente no ano de 1947, com a política de educação para as massas. Esta passava a ser considerada uma condição uma necessária para que o Brasil se realizasse como um país desenvolvido.
As discussões em torno da educação de adultos, as campanhas e os projetos desenvolvidos, como o Serviço de Adultos (SEA), a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) e o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), dentre outros, se dão a partir da questão do analfabetismo no Brasil. Diante disso, somente na década de 1960, a EJA é denominada “Educação de Adultos”, sendo inspirada pelos estudos de Paulo Freire.
A educação de jovens e adultos, hoje se caracteriza principalmente pela diversidade de público que a demanda, atendendo a uma população acima de 15 anos de idade matriculada nesta modalidade de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9.393/96. Os adultos que demandam a EJA, são trabalhadores empregados, ou em busca do primeiro emprego, filhos, pais e mães moradores das periferias, vilas e favelas. A grande parte desse púbico não teve acesso á escola na infância ou na adolescência, ou seja, não deram inicio ao processo de escolarização.
Toda criança, jovem e adulto tem direito humano de se beneficiar de uma