Res Duos S Lidos E Consumismo
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA – 3º PERÍODO
COMPONENTE CURRICULAR: INICIAÇÃO CIENTÍFICA
PROFESSORA: ROSA SALETE ALBA
ACADÊMICO/A: GLAUCIA MARA VANI
RESÍDUOS SÓLIDOS E O CONSUMISMO
1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas a sociedade passou por inúmeras mudanças culturais e comportamentais, sempre em busca de melhorias, visando a princípio o bem coletivo, porém cada vez mais ligado ao bem individual. Mudanças de um modo geral têm por objetivo tornar algo melhor, no entanto, é necessário observar os passos delas, evitando afetar o meio ao redor.
Infelizmente, dentre tantas mudanças algumas coisas importantes que estão indiretamente ligadas são esquecidas, como a preservação do meio e da saúde das pessoas. A publicidade de uma maneira geral faz parecer que não há problemas ligados, por exemplo, ao lançamento de um novo produto e na mente das pessoas não são evidentes as consequências, o que faz com que o consumo seja feito de uma maneira incorreta. O problema não está necessariamente vinculado ao produto, pois este pode não oferecer qualquer dano, no entanto, os danos são causados quando há um excesso de consumo e um descarte incorreto dos resíduos gerados.
O consumismo e o excesso de resíduos sólidos gerados vêm se tornando alvo de muitos debates por estarem afetando o meio e a saúde das pessoas. O enfoque deste trabalho é justamente fazer uma relação entre o consumismo e os resíduos sólidos que estão se tornando uma consequência cada vez mais preocupante. 2 OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA
Com o incremento de novas tecnologias é de se esperar que a vida útil dos produtos torne-se bem longa, melhorando a eficiência e o consumo quando comparados a produtos anteriores, no entanto, não é isso que se percebe ao adquirir algo. De modo grosseiro é possível dizer que hoje em dia os produtos são fabricados para parar de funcionar depois de um determinado período.
Em relação aos serviços e aos bens de