Esboço projeto educação ambiental - 3r
1 – INTRODUÇÃO
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à Coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” – Artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Este é o artigo do documento máximo de nosso País que busca garantir a preservação de um meio ambiente equilibrado não só hoje, mas no futuro. Isso é extremamente importante uma vez que já estamos vivenciando os efeitos da exploração irregular e indiscriminada dos recursos naturais e também os efeitos negativos que o “lixo tóxico” vem causando ao ambiente com o conseqüente desgelo das calotas polares que culminará com a extinção de incontáveis espécies de seres vivos que são, hoje, fundamentais para manter esse tão importante equilíbrio ecológico já que todos, sem exceção, fazemos parte de uma enorme teia alimentar que está prestes a se quebrar.
Você como muitos devem estar pensando: “o que eu tenho haver com isso! Não sou eu quem produz os gases que provocam o aquecimento global! O que uma única pessoa pode fazer para mudar este quadro?”
Estas e muitas outras perguntas aparecem frequentemente quando tratamos desse assunto. Aqui citamos uma fábula que diz mais ou menos o seguinte:
“Havia um lindo país que tinha uma linda floresta onde os seres vivos viviam em harmonia”. Um dia a floresta amanheceu em chamas. A bicharada apavorada começou a corre tentando fugir do fogo. Todos corriam menos o beija flor que ia até o lago pegava uma gotinha de água no bico, voava até o fogo e ali depositava essa gotinha de água. O leão, o “rei da floresta” observou o incansável trabalho do beija flor e vendo que esse esforço não iria dar em nada, disse:
- Amigo beija flor, desista dessa loucura! Você não vai conseguir apagar todo esse fogo! Fuja enquanto pode!
E o pequeno beija flor respondeu:
-