Oferta e demanda
Demanda e oferta
CCSA – Ciências Contábeis
Oferta e demanda * * *
Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível que os produtores desejam vender em determinado espaço de tempo. Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar.
Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.
A demanda pode ser influenciada por vários fatores como o gosto do consumidor, a relação entre o preço do bem, a relação de seu preço com o preço de bens substitutos (por exemplo, o preço da manteiga e da margarina) e outros. Ao mesmo tempo, a oferta depende de algumas variáveis, como a quantidade ofertada de um bem, o preço deste bem, o preço dos bens concorrentes a este, o custo de produção deste bens e a tecnologia empregada na fabricação deste produtos.
O preço são determinados pela lei da oferta e procura. O encontro das duas curvas determina o preço de equilíbrio. Porém, existem forças que podem alterar o preço e/ou a quantidade demandada ou ofertada. Muitas vezes, o próprio governo pode agir para forçar o equilíbrio no mercado, quer seja subsidiando determinados produtos, ou sobretaxando outros.
Conclui-se que a decisão de consumir, por parte dos indivíduos, e a decisão de produzir, por parte das empresas, depende da lei da oferta e procura.
Exemplo
Quantas vezes os torcedores iriam ao campo de futebol assistir a uma partida de seu time se o ingresso passasse de R$10,00 para R$45,00?
Quanto maior for o preço do produto, menos unidades serão compradas. Por duas razões importantes: porque isso aumenta o custo do consumo e seu custo de oportunidade, ou seja, aquilo que o indivíduo deixa de comprar para poder pagar esse aumento pode levá-lo a não ter renda suficiente para comprar o