odontopediatria
BACHARELADO EM ODONTOLOGIA
CASO CLÍNICO REALIZADO NA CLINICA INTREGRADA DE SAÚDE
CASO CLÍNICO REALIZADO NA CLINICA INTREGRADA DE SAÚDE
TERESINA
(2014)
Caso clínico da clínica integrada de saúde
Clínica integrada de atenção à criança - reabilitação
Paciente A. C., de 5 anos de idade, sexo feminino compareceu a Clínica Integrada de Atenção à Criança – Reabilitação da Faculdade Centro UNINOVAFAPI , apresentando problemas de má-oclusão: Mordida Aberta Anterior.
Na ficha clínica da paciente foram detectados hábitos deletérios de sucção, tais como: uso de mamadeira, chupeta, sucção do polegar, além de apresentar respiração bucal. A paciente apresenta dentição decídua.
O termo “mordida aberta” foi utilizado pela primeira vez por Caravelli, em 1842, como uma classificação distinta de má oclusão, a qual pode ser definida como a ausência de contato incisal dos dentes anteriores em relação cêntrica. O diagnóstico e tratamento das maloclusões tem papel fundamental, principalmente em crianças, pois a ação preventiva torna-se importante a fim de evitar problemas futuros A mordida aberta anterior é uma das más oclusões de maior comprometimento estético-funcional, considerada uma das anomalias de mais difícil correção. Apresenta alterações dentárias e esqueléticas. O desenvolvimento da mordida aberta anterior dá-se a fatores etiológicos como hábitos bucais deletérios, como sucção de polegar, chupeta, respiração bucal , que foram detectados na ficha clínica da paciente, além de fatores como amígdalas hipertróficas, anquilose dentária e anormalidades no processo de erupção. Tais fatores interferem no crescimento e desenvolvimentos normais das estruturas faciais, modificando a morfologia e a função do sistema estomatognático. Verifica-se que durante a dentadura decídua há