odontopediatria
A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças.
Entre os fatores que induzem o paciente adulto a evitar ou protelar o tratamento dentário está o medo. De fato. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do dentista que atende crianças é tão importante, já que uma de suas funções (com certeza, uma das principais) é trabalhar o emocional da criança ajudando-a a superar o medo e a aceitar o tratamento dentário sem estresse e sem deixar traumas (que é uma das condições necessárias para que o indivíduo tenha um futuro promissor com relação à sua saúde bucal).
Portanto, o tratamento odontológico para crianças requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. A falta de tato no atendimento pode comprometer todo o futuro odontológico do indivíduo. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.
É importante que os pais conversem com o(a) profissional sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o clínico saiba ajudá-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.
São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês que ainda não os tem e das gestantes. Por que é importante a gestante fazer o pré-natal odontológico?
Seria muito interessante que a mulher que planejar ser mãe fizesse um tratamento dentário completo antes de engravidar. Isso porque muitas terapias dentárias exigem o consumo de medicamentos tais como antiinflamatório e antibiótico. Ora, sabe-se de longa data que qualquer medicamento está totalmente contra-indicado nos primeiros três meses de gravidez e que, sendo possível, deve ser evitado durante toda a gravidez. Um tratamento completo, antes de a