Odontopediatria
Ana Maria A. Rodrigues .2007
Para que os dentes se desenvolvam de maneira saudável, devemos nos preocupar com uma boa alimentação, comendo, além de arroz e feijão, carnes (de boi, frango e peixe), verduras, legumes, frutas e beber leite. Devemos evitar ingerir doces em excessos, como balas chicletes e refrigerantes. A alimentação saudável é importante para nosso corpo e para nossos dentes. Toda criança deve escovar seus dentes o mais cedo possível; mesmo antes dos 2 anos de idade, a mãe deve fazer a higiene Bucal de seus filhos, evitando, assim, que os dentes se estraguem. A escovação é muito fácil de ser feita, o importante é a retirada dos restos de alimentos que estão aderidos ao dente, a pasta dental auxilia a escova neste trabalho, ajudando a deixar os dentes limpos e fortes.
OdontoPediatria, Fundamentos para pratica Clínica
Orlando Ayrton de Toledo, 2005
A comunicação é fundamental no processo de interação dentista-paciente. Se uma comunicação adequada, muito pouco poderá ser obtido da criança em termos de cooperação e aceitação do tratamento odontológico.
Os odontológicos freqüentemente se preocupam somente com os aspectos meramente técnicos da profissão e falham na comunicação com criança, não obtendo, portanto, a aceitação e a cooperação necessárias para a realização do tratamento.
O relacionamento com a criança é iniciado fora do consultório, com a exploração de fatores extro-clinicos, como concertos, hábitos e atividades familiares, que interferem na saúde bucal, fatores esses que o dentista tem que diagnosticar para poder orientá-la quanto aos hábitos de higiene bucal, à dieta e á necessidade de consulta periódica. Assim é embelecida uma relação eficiente com a família e a criança, que, a longo prazo, resulta um bom nível de saúde bucal
Conduta clínica e psicológica em odontologia pediátrica.
A.C Guedes Pinto, M Salete Nahas P. Corrêa, Ernesto M. Giglio. 2005
A