Ocupação irregular
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo conhecer a realidade do município de Caravelas relacionada à questão e gestão ambiental, a partir de pesquisa de campo realizada no período de 21/05 a 12/06/2012.
O município de Caravelas está localizado no estado da Bahia, localiza-se a uma latitude 17°43’55’’ sul e a uma longitude 39°15’57’’ oeste, estando a uma altitude de 10 metros. Com uma população total de aproximadamente 21.500 habitantes, dos quais 15.000 residem na cidade e 6.500 na zona rural. As principais atividades econômicas praticadas no município são: PESCA MARISCAGEM, TURISMO, PREFEITURA E EMPRESA PORTUARIA (FIBRIA).
O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,668. O Clima predominante no município é do tipo (Ama), clima tropical.
O município é banhado pelo Rio de mesmo nome Rio Caravelas, tendo seu afluente Rio do Macaco, Rio Massangano, Rio Jaburuna, Rio Cupido, Rio Poço, Rio Largo e Rio Caribe.
O bioma característico da região é a Mata Atlântica.
A cidade está próxima as cidades; de Mucuri 31Km , Alcobaça 26 km, Prado 36Km e Nova Viçosa 35 Km.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 OCUPAÇÃO IRREGULAR DO MUNICIPIO
No município existe um Bairro denominado Olaria, mais conhecido como bairro novo. Uma área invadida, de construções irregulares em local precário, o excesso de chuva provoca grandes transtornos, com ruas alagadas e etc.
O crescimento demográfico fez com que varias pessoas começassem a construir em uma área de mangue, uma unidade de conservação ambiental. Aquele espaço que a própria natureza criou para que, no período das chuvas, essa água pudesse transbordar sem prejudicar nada e ficar na própria natureza. Como construiu muito perto do rio, a tendência natural é que quando chova muito o rio venha a subir e necessariamente ocupar aquele espaço que hoje está construído. Por isso mesmo, se quisermos por a culpa nas autoridades, a culpa reside especialmente no fato de não ter havido uma fiscalização,