Ocorrências de intoxicações alimentares provocadas por salmonella sp.
Ocorrências de Intoxicações alimentares provocadas por Salmonella sp.
Morgana F. Wachter; Kefany Rodrigues de A. Ramalho;Taís Caldas Balta; Thalita de S. S. Abreu
Resumo
Salmonella é um gênero de bactérias, vulgarmente chamadas salmonelas, pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século.
A salmonela é comum no trato intestinal, que se mantém no ambiente passando de um animal para outro. Essa bactéria é mais comumente encontrada em aves poedeiras. Animais contaminados tornam-se propagadores da bactéria. Ela é eliminada junto com as fezes, que contaminam o solo e a água por onde passam, afetando outros animais. Uma pessoa também pode transmitir a bactéria para outras por meio do contato das mãos contaminadas, devido à má higienização após sua ida ao banheiro, com alimentos e utensílios de cozinha. Os principais sintomas de contaminação por salmonela são diarréia, dor abdominal, febre, dor de cabeça, mal-estar, desidratação e calafrios. O diagnóstico é feito por meio de exames de fezes e de alimentos suspeitos, realizados em Laboratórios. A partir da denúncia, é feita a investigação epidemiológica, a coleta das fezes do paciente e dos alimentos consumidos. Caso haja salmonela nas fezes e nos alimentos, tem-se um indicador de contaminação.
Introdução
As salmonelas estão amplamente difundidas na natureza e são capazes de infectar o homem e os animais. As aves acometidas por salmonelas paratíficas podem desenvolver a doença clinicamente ou de forma assintomática, albergar esses agentes, tornando-se fonte em potencial de salmonelose para seres humanos (Nagaraja et al. 1991, Barrow 1993).
Os casos de toxinfecções alimentares causados por Salmonella aumentaram a partir da década de 80. Rodrigue et al. (1990) atribuíram esse aumento ao consumo de ovos e subprodutos contaminados por Salmonella Enteritidis. Todavia, a presença de Salmonella em carcaças de frangos não pode ser ignorada (Rampling et al. 1989, Boer