Ociloscopio
Objetivo:
Ambientação com osciloscópio, suas funções e particularidades. Efetuar cálculos de valores a partir dos dados apresentados no aparelho, reconhecimento e identificação da simbologia apresentada na tela, verificação de vários tipos de onda, sabendo identificar cada uma delas para obter dados para os cálculos posteriores, e verificar através de experimento o comportamento de um capacitor em regime alternado.
Material Utilizado:
Osciloscópio
O osciloscópio é um instrumento (de medição) que permite visualizar graficamente sinais elétricos. Na maioria das aplicações, o osciloscópio mostra como é que um sinal elétrico varia no tempo. Neste caso, o eixo vertical (YY) representa a amplitude do sinal (tensão) e o eixo horizontal (XX) representa o tempo. A intensidade (ou brilho) do écran é por vezes chamada de eixo dos ZZ (Figura 1).
Figura 1: Eixos X-Y-Z num osciloscópio ([Tektronics, 1997a])
Um gráfico deste tipo poderá dizer-nos diversas coisas acerca de um sinal, nomeadamente:
• Permite determinar valores de tensão e temporais de um sinal.
• Permite determinar a frequência de um sinal periódico.
• Permite determinar a componente contínua (CC) e alternada (CA) de um sinal. • Permite detectar a interferência de ruído num sinal e, por vezes, eliminá-lo.
• Permite comparar dois sinais num dado circuito, nomeadamente a entrada e a saída, permitindo tirar as mais variadas conclusões, tais como se um dado componente está avariado.
Ponteira de tensão A ponteira de tensão observa diferença de potencial ou tensão verificada a cada instante (instantânea) entre dois pontos. Vab No exemplo a ponteira mede a tensão Vab,b ou a diferença de potencial de a em relação a b.
Gerador de funções
É um aparelho eletrônico utilizado para gerar sinais elétricos de formas de onda, freqüências (de alguns Hz a dezenas de MHz) e amplitude (tensão) diversas. Um gerador de funções deve poder