Capacitor - Ociloscopio
Este relatório consiste na analise das experiências realizadas no laboratório de elétrica, supervisionadas pelo docente Fábio Sapucaia. As experiências realizadas têm como objetivo a familiarização com o osciloscópio digital, o qual apresenta uma maior quantidade de medições disponíveis. Nas experiências realizamos a analise de um circuito RC, este circuito possibilita a analise do comportamento de um capacitor submetido à tensão alternada.
Conteúdo teórico
1. Osciloscópio digital
O osciloscópio é um instrumento de medição, o qual nos permite a medição de tensões (alternada e continua), sinais periódicos, temperatura e qualquer tipo de grandeza física (com o transdutor apropriado). O osciloscópio digital possui, basicamente, o mesmo funcionamento do osciloscópio analógico, o qual foi utilizado nas experiências anteriores (Relatório de eletricidade II: Experiência com osciloscópio analógico). O diferencial do osciloscópio digital são os processamentos de dados que ele executa sobre o sinal antes de mostra-lo no écran.
1.1 Princípio de funcionamento
Assim como no osciloscópio analógico, quando o osciloscópio digital é ligado a um circuito, o sistema vertical ajusta a amplitude da forma de onda. Após esse processo, um conversor analógico/digital amostra* o sinal (com uma determinada frequência de amostragem) e converte o valor de tensão de cada amostragem para um formato digital. O sistema horizontal possui um relógio que determina a frequência com que o conversor analógico/digital adquire e converte uma amostra do sinal (frequência de amostragem). Os dados digitalizados são então armazenados em uma memória, de modo a poderem ser apresentados na tela. Todo o processo de controle de aquisição, monitoração de teclas, chaves e botões, além da leitura da memória e apresentação na tela é executado por um microprocessador.
*Uma amostra é constituída por vários dígitos binários e poderá ter um