Relatorio experimental
Montar uma fonte de tensão regulável
INTRODUÇÃO
A fonte é constituída por uma etapa abaixadora de tensão, uma retificadora, uma de filtragem, e uma reguladora. Podemos representar o circuito através do seguinte diagrama de blocos:
Na etapa abaixadora, a tensão da rede é convertida para +ou- 15V , na etapa de retificação utilizamos uma ponte de onda completa com 4diodos para obtermos uma tensão contínua pulsante a qual passa à etapa de filtragem, em que conseguimos uma tensão mais ou menos uniforme e daí para a etapa de regulagem nos dois reguladores, LM317, e LM7085.
Analizando cada uma das etapas de nosso projeto separadamente.
Abaixamento da tensão
Transformador abaixador de tensão, que transformará a tensão de entrada da rede de energia ( 110V ) para 12V.
Utilizamos um transformador do tipo center tape 12+12V com 0,5A.
-Retificação
Utilizamos nesta etapa 4 diodos 1N4002 ligados a cada uma das saídas do transformador e ao tap central, no que é chamado de sistema de retificação de onda completa, como mostrado na figura abaixo. O 1N4002 suporta uma tensão reversa de 100V e uma corrente direta máxima de 1A .
Um retificador de onda completa é um circuito com 4diodos ligado conforme a figura acima, que transforma a corrente alternada (AC) em corrente continua porém com oscilações como mostrado na figura abaixo:
No final desta etapa, temos uma onda de valor variável mas sem mudança de sentido ( sempre positiva ). Haverá também, nesta etapa, uma queda de tensão de aproximadamente 1,4V devido à barreira de potencial existente nos diodos.
-Filtragem
O capacitor se carrega com a tensão de pico do secundário do transformador ( sem levar em conta a queda de tensão no diodo ) e quando cada semiciclo começa a sua queda o capacitor se descarrega lentamente através da carga , mantendo a corrente aproximadamente constante, até que a tensão de cada semiciclo seguinte alcance o valor que recupere a carga perdida. Veja a figura a seguir.