Fonte de ALimentação
Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Engenharia Elétrica
Projeto Eletrônica Básica I
Componentes
Gabriel Rossoni
Gustavo C. Margon
Paulo Roberto S. Vargas
Raphael R. Haddad Rafael L. Silva
Fonte de Alimentação
Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Engenharia Elétrica
Projeto Eletrônica Básica I
Fonte de Alimentação
1. Introdução:
O objetivo do projeto é construir uma fonte C, que possa alimentar cargas de três formas diferentes:
Æ Com uma tensão contínua variável de 5 a 15V, com proteção de curto para 1A. Æ Com uma tensão contínua de 5V e corrente máxima de 2A, com proteção de sobrecorrente. Æ Com uma tensão contínua simétrica de –15V / 0V / +15V sob corrente de 1A.
Vamos utilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Eletrônica Básica I para nos auxilliar durante a execução do projeto.
O primeiro passo é definir e construir os circuitos que alimentarão as três fontes. Para as fontes 1 e 2, utilizaremos um circuito retificador em ponte cuja entrada será a tensão do secundário do TRAFO. Já a fonte 3, aproveitando o mesmo TRAFO, construiremos um circuito retificador com tomada central, Center Tape.
A seguir, começamos a construir cada fonte, uma em cada placa de circuito impresso, a fim de facilitar a manutenção caso ocorra algum defeito.
Após a construção, e feitos os devidos teste comprovando a eficiência de cada fonte, partimos para a fase de acabamento (estética).
Dentro do gabinete(carcaça) da multi-fonte, cada fonte será colocada de forma que seja fácil a sua remoção para manutenção e a sua recolocação em funcionamento. O vista frontal da multi-fonte pode ser vista na figura mostrada na página seguinte:
Circuitos de alimentação das fontes
2. Escolha do Transformador:
Para uma tensão de saída máxima das fontes de 15V, escolhemos um TRAFO de tensão nominal de 17V (rms) no secundário. Para suprir as três fontes: Fonte variável 5-15V(1A),