Fonte de Alimentação
Fundamentos de Informática, Montagem e Manutenção de Microcomputadores
Diferencie as características das fontes de alimentação AT e ATX citando vantagens e desvantagens.
As fontes AT são os tipos mais antigos, muito utilizadas na década de 1990, específicas para gabinetes e placas-mãe AT e apesar de ainda serem encontradas, caíram em desuso com o surgimento das fontes ATX que são as fontes utilizadas atualmente, específicas para gabinetes e placas-mãe ATX.
A principal diferença entre a fonte AT e ATX é o conector que é plugado na placa-mãe. É preciso muita atenção ao ligar os dois conectores P8 e P9 da fonte AT, há possibilidade de conectar inversamente. Com relação à ATX que além da presença de uma guia plástica na parte lateral, os seus furos possuem formatos diferentes e consiste em uma única peça, com isto evita que o conector seja ligado de forma invertida, proporcionando segurança.
A fonte ATX possui várias vantagens em relação ao padrão AT:
• Possibilitam desligar o computador via software, pois conta com um sinal TTL (Transistor-Transistor Logic) chamado Power Supply On (PS_ON). Quando o computador está em uso a placa-mãe mantêm um nível de tensão baixo para o PS_ON, já quando em desuso o nível de tensão do PS_ON permanece alto, você pode só apertar o botão POWER que o PC desliga sozinho coisa que na AT você deve esperar o computador desligar todo (aparece aquela mensagem "Seu computador já pode ser desligado com segurança") pra depois apertar o botão e desliga-lo.
• Os componentes internos são menores, com mais tecnologia e potência, isto possibilita uma redução também no seu peso.
• O conector principal de alimentação da fonte do padrão AT possuía 12 pinos, já o conector do padrão ATX pode variar de 20 a 24 pinos. Nessa nova versão de conector principal de alimentação foi incluída a tensão de +3,3 V, eliminando a necessidade da placa-mãe derivar essa tensão de outra potência.
• Os componentes internos são menores, com mais