Fonte de alimentaçao
1. Índice
2. Introdução
3. Circuito retificador
4. Regulador de tensão
5. Díodo semicondutor
6. Fonte de alimentação
7. Problemas da fonte de alimentação
8. Potência da fonte de alimentação
9. Conclusão
10. Bibliografia
Introdução
Se existe um componente absolutamente vital para o funcionamento de um computador, este é a fonte de alimentação. Sem ela, o computador é apenas uma caixa de plástico e metal sem função. A fonte de alimentação converte a corrente alternada (AC) da sua casa em corrente contínua (CC), necessária para o funcionamento do seu computador.
Em um computador, a fonte de alimentação é uma caixa de metal posicionada geralmente no canto do gabinete. Ela é visível na parte de trás da maioria dos equipamentos, e nela estão o conector do cabo de força e a ventoinha.
Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo electrónico constituído por quatro blocos de componentes eléctricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito rectificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.
Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia eléctrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia eléctrica de corrente contínua, mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC.
Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede eléctrica é aumentada ou reduzida por um transformador, rectificada por diodos ou ponte de diodos rectificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados, a seguir estes são filtrados para reduzir o ripple (ondulação) e finalmente regulados pelo circuito regulador de tensão.
Um outro tipo de fonte de alimentação é a chamada fonte chaveada, onde se alimenta com tensão CA uma etapa rectificadora (de alta ou baixa tensão), filtra-se