relatorio ociloscopio
Disciplina: Física Experimental 3
Professor: Dr. Romeu Miqueias Szmoski.
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL 3
CURSO: Engenharia de Produção TURMA: EP34 B
ALUNOS: Fabricio Nagao de Souza.
EXPERIMENTO: Osciloscópio Digital – Medidas Elétricas
1 - MATERIAL UTILIZADO:
Osciloscópio Digital;
Multímetro (Voltímetro);
Gerador de Funções Digital;
Fonte de Alimentação de Corrente Contínua;
Ponta de Prova e Cabos (BNC/jacarés, 2 banana/banana).
2- OBJETIVOS:
Familiarização com o osciloscópio, equipamento de importância fundamental em medidas físicas.
3- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Como primeiro passo o osciloscópio digital, o gerador de funções e a fonte de alimentação foram conectados à tomada observando as respectivas voltagens dos equipamentos.
Ao ligar o osciloscópio, tomou-se o cuidado de esperar um minuto para sua utilização. No painel de comandos do equipamento foi pressionado o botão AUTOSET (automático) e em seguida, pressionando o botão CH1MENU selecionou-se o canal 1 para alterar na opção ACOPLAM a opção “Terra”, a fim de aterrar este canal. O mesmo procedimento foi realizado para o canal 2 (CH2MENU), fazendo, desta forma, com que a ddp fosse nula nos dois canais.
Na sequência ajustou-se por meio do botão giratório tempo de varredura (SEC/DIV) em 1,0 ms/divisão, visualizando este valor na parte central inferior da tela.
Deste modo, pode-se visualizar um traço horizontal na tela. Na verdade haviam dois traços, porém como estavam sobrepostos esta posição forneceu uma visualização que permitiu a percepção de apenas um. Assim, ajustando os botões de posicionamento VERTICAL (POSITION), selecionando previamente o canal (pressionando CH1MENU para realizar alterações no canal 1 e/ou CH2MENU para realizar alterações no canal 2), para distinguir os traços posicionando-os em regiões diferentes.
Cada um dos traços correspondia à varredura de um canal. Uma vez que a varredura se mostrava deveras rápida quase não